
A história contada cara a cara
À esquerda da foto acima começa, ou melhor, termina o rio Içana; à direita, continua o rio Negro a subir descendo pelo noroeste da Amazônia. Este é um dos cenários da matéria que abre este espaço onde o jornalismo é a meta, um jornalismo que de novo tem um velho nome, apenas, e cultua a prosa, a notícia relatada em detalhes, com começo, meio e fim, em ordem ou entremeados, tudo o máximo possível na voz dos entrevistados, ouvidos ao vivo, in loco, em seus lugares de fala. O relato que abre este site é sobre uma parte da Amazônia ainda não queimada, com histórico de garimpo, porém preservada, é sobre o movimento indígena local, tradicional, sobre São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, e sobre uma certa aldeia, muito mais chamada por lá de comunidade, Irari Ponta, na margem do Içana, com suas vinte e duas casas. Sou Luis Edmundo Araujo, nascido em 1972, criado e baseado no Rio de Janeiro e jornalista desde os 20, como estagiário, depois repórter, depois redator cobrindo férias de editor no jornal O Fluminense, de Niterói, o único veículo ainda vivo, até quando não sei, dos cinco, seis ou sete jornais ou revistas onde trabalhei, e eu aqui continuo tentando, agora por conta própria, independente, livre para praticar o jornalismo que mais prezo, o velho novo que é, sim, jornalismo literário.

No tempo do impresso
Das periferias aos gabinetes dos governantes, dos crimes e tragédias do mundo cão às entrevistas e perfis de celebridades, da rotina na editoria geral de um grande jornal, pegando no trampo de manhã e dando plantão de madrugada, às viagens pelo Brasil, pelas Américas e, uma vez, Europa, tudo isso está neste blog já encerrado, chamado Relatos, inclusive os destaques listados aí embaixo.

Editando no papel

Mais páginas editadas
Repórter na rede
A foto abaixo foi tirada do alto do Morro da Babilônia, em matéria para o Projeto Colabora, onde o repórter aqui concentrou quase toda a sua produção não impressa. As últimas quatro matérias lá, a propósito, são a edição mais publicável, digamos, da história que abre este site. Além do Colabora, o botão do InfoAmazônia aqui embaixo tem uma webstory de Roraima, da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Aqui um livro

Aqui é Vasco
